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Nintendo Wii


Wii, antes codenomeado "Nintendo Revolution", é o console sucessor do GameCube. Pouco a pouco os seus atributos têm sido revelados: recentemente foi mostrada uma foto que indica que está sendo um dos menores consoles da história, sendo comparado a três caixas finas de DVD empilhadas. Foi lançado em 19 de Novembro de 2006 nos EUA e no Japão foi lançado em 2 de Dezembro.

Um dos seus maiores segredos, o comando, foi revelado pela Nintendo, no Tokyo Game Show 2005. O comando em projeto parece uma mistura entre um controle de TV e um iPod. Possui um botão A maior na frente, um direcional em cruz e dois botões 1 e 2 mais abaixo. Atrás um botão B em forma de gatilho. Mas o conceito revolucionário está no fato de possuir um sistema de giroscópio capaz de perceber qualquer movimento feito pelo controle nas coordenadas X, Y e Z. Ou seja, tanto de lado, como na vertical ou em profundidade! Desde movimentos laterais até giros, tudo pode ser percebido e repassado para os jogos. O comando ainda permitirá conexão de mais periféricos para que sejam experimentadas várias possibilidades de configuração de jogo diferentes, dependendo do estilo do jogo. Inclusive, a Nintendo já comunicou que fará uma "case" parecida com os comandos atuais. Com o comando Wii-remote (como ficou conhecido o novo comando) inserido nessa "case", o jogador terá a capacidade de jogo tradicional com os recursos de movimentação do Wii-remote.

Mais segredos foram revelados no dia 14 de Setembro de 2006, como data de lançamento e funções, como previsão meteorológica do mundo, canal da Internet, canal de notícias, um "Photoshop" para o Wii e outras coisas. O Wii está permitindo o download de clássicos da Nintendo, jogos do NES, Super NES e Nintendo 64 (e os concorrentes Sega Mega Drive e TurboGrafx 16), além de ser compatível com os discos do Nintendo GameCube. Sabe-se também que ele virá com uma interface Wi-Fi embutida de fábrica. O Nintendo DS também pode se comunicar com o Wii sem cabos, podendo fazer download de vídeos e demos para o DS, melhorando a interação existente entre o GBA e a Game Cube.

Aos poucos, o Wii foi recebendo o apoio de diversas empresas, tanto pequenas como as grandes desenvolvedoras, como EA games, Ubisoft, THQ, etc.. Inclusive, como é o caso da Ubisoft, algumas empresas estão aos poucos parando, retardando, ou mesmo cancelando a produção de jogos para outros consoles dessa 7ª geração de games. Até mesmo há jogos que anteriormente eram planejados exclusivamente para Playstation 3 que agora estão sendo (ou serão) lançados para o Wii, como grandes jogos, e serão depois de quase um ano, feitos remakes do jogo, como é o caso de Rayman: Raving Rabidds.

Lançamento
A Nintendo confirmou o lançamento do Wii na América do Norte e do Sul para o dia 19 de novembro – dois dias após a chegada do PlayStation 3 –, custando US$249,99. O console está acompanhado de um Wii-mote, uma extensão Nunchuk, a barra sensorial para capturar os movimentos do controller e também um jogo: o Wii Sports. Além dos jogos de golfe, tênis e baseball, mostrados na E3 2006, a Nintendo revelou também as modalidades boliche (boling em Portugal) e boxe, que foram incluídas no pacote.

Controllers extras e a extensão Nunchuk poderão ser comprados separadamente, sendo que no Japão um Wii-mote custará aproximadamente 3800 Ienes (US$39,99), um Nunchuk 1800 Ienes (US$19,99), e o controller clássico (aquele que remete ao design do controller do SNES), também 1800 Ienes (US$19,99).

Em relação ao lançamento japonês do Wii, ele acontecerá no dia 2 de dezembro, custando 25.000 Ienes (que equivale à, aproximadamente, US$213). O valor reduzido da versão japonesa do console pode ser explicado pela ausência do Wii Sports no pacote, pois o mesmo será vendido separadamente. Vale lembrar que o DS foi lançado em novembro de 2004 nos EUA e, duas semanas mais tarde, em dezembro, no Japão – tal como acontecerá com o Wii.A meta da Nintendo é enviar às lojas de todo o mundo quatro milhões de unidades do Wii até o final do ano e seis milhões até o final de 2007.


[editar] Jogos
A cada novo console lançado, há sempre o desafio de preparar a maior quantidade de jogos para o primeiro dia de vida do mesmo. O caso da Nintendo não foi diferente. A empresa prometeu a maior linha de jogos da história para o lançamento duma consola. Para tal façanha, serão disponibilizados na América do Norte e Sul 30 jogos durante fase de lançamento, sendo que mais que a metade deles estarão disponíveis desde o primeiro dia do console. Já no Japão, o número cai para 16 títulos.

Todos os jogos first party (isto é, desenvolvidos pela própria Nintendo) custarão US$49,99 – o preço padrão de jogos para GameCube e US$10 a menos que os jogos para Xbox 360. A Nintendo disse acreditar que as outras empresas deverão vender seus jogos pelo mesmo preço.

Muito mais do que uma consola de videojogos com a sua nova filosofia de atrair um público amplo ao mundo dos jogos, acessível à todos, a Nintendo revelou os “Wii Channels”. A nova tacada da empresa é disponibilizar um mundo de possibilidades aos usuários, através de uma interface simples e intuitiva, na qual se encontram canais gratuitos de acesso à internet, notícias, previsão do tempo e muito mais.

Através do browser Opera, será possível navegar pela internet sem custos adicionais, usando uma rede Wi-Fi ou via modem. Para gravar dados, os usuários poderão usar cartões de memória. Haverá ainda a opção “Message Board”, que possibilita o envio de mensagens, fotos e outros arquivos para outros consolas Wii, PC's e telemóveis.

Através do “Wii Shop Channel” os usuários poderão também fazer download e, inclusive, comprar jogos de consoles antigos como NES, Super Nintendo, Mega Drive, TurboGrafx 16 e Nintendo 64, através do serviço Virtual Console. Todos os jogos adquiridos ganham um espaço próprio na tela inicial do Wii Channels. 30 jogos estarão disponíveis já no lançamento, incluindo Legend of Zelda, Super Mario World e Mario 64. A cada mês, em torno de 10 jogos serão disponibilizados para o serviço.

A compra dos jogos é feita através dos Wii Points, a moeda virtual que será utilizada nas micro transações. 2000 Wii Points custarão US$20. Até o momento, o preço dos jogos dos consoles da própria Nintendo são:

500 Wii Points para títulos de NES (equivalente a US$ 5);
800 Wii Points para títulos de SNES (equivalente a US$ 8);
1000 Wii Points para títulos de N64 (equivalente a US$ 10).
O sistema contará também com o “Photo Channel”, um visualizador de fotos com suporte à cartões de memória. Basta inserir o cartão da sua máquina fotográfica digital no Wii, que um álbum contendo todas as suas fotos é criado automaticamente. Além das diversas opções de visualização, o “Photo Channel” permite também que brinque com as fotos, através de mini jogos do tipo quebra-cabeças. Vídeos também são suportados.

Outra novidade foi o “Mii Channel”, um canal que funciona como um organizador de perfis. Nele, o jogador pode criar seus próprios “Miis”, uma espécie de avatar, usando centenas de opções de customização para seu bonequinho, como formato do rosto, cabelo, boca, etc.. Imagine o sistema de criação de personagens de “The Sims 2”, mas com um visual "LEGO" – os bonequinhos são os mesmos do Wii Sports. Depois de criar seu personagem (no caso da apresentação, foi criado um bonequinho de Samuel L. Jackson), o jogador coloca-o num pátio, para onde vão todos os personagens já criados para a consola.

A partir daí, o jogador poderá usar seu próprio personagem em jogos como o Wii Sports, Wario Ware Smooth Moves e quaisquer outros jogos que derem suporte aos “Miis”. Além disso, é possível transportar todos os “Miis” para o Wii-mote e instalá-los em outros consoles Wii, para criar uma verdadeira população de bonequinhos. Confira abaixo os principais jogos para o Wii:


Principais
Nintendo

Super Mario Galaxy
Excite Truck
Donkey Kong Barrel Blast
Pokémon Battle Revolution
Metroid Prime 3: Corruption
Mario Party 8
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Link Crossbow Training
Super Paper Mario
Super Smash Bros. Brawl
Wario Ware Smooth Moves
Wii Sports
Wii Play
Wii Fit
Disaster: Day of Crisis
Fire Emblem

Outras empresas

Mario & Sonic at the Olympic Games - Sega
FIFA 2008
Call of Duty 3
Cars - THQ
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 - Namco-Bandai
Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors
Elebits - Konami
Far Cry - Ubisoft
GT Pro Series - Ubisoft
Fire Emblem
Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers - Square Enix
Madenn NFL 2007 - EA
Marvel: Ultimate Alliance - Activision
Metal Slug Anthology - SNK
Mortal Kombat Armagedom
Need for Speed: Carbon
Monster 4×4 World Circuit - Ubisoft
Need for Speed: Carbon - EA
Open Season - Ubisoft
Rayman Raving Rabbids - Ubisoft
Red Steel - Ubisoft
SpongeBob SquarePants: Creature from the Krusty Krab - THQ
Sonic and the Secrets Rings - Sega
Super Monkey Ball: Banana Blitz - Sega
Tony Hawk’s Downhill Jam - Activision
Trauma Center: Second Opinion - Atlus
Prince of Persia: Rival Swords
Zack and Wiki: Quest for Barbaros
Soul Calibur Legends
Chocobo's Dungeon
No More Heroes

Incluídos
Activision

Call of Duty 3
Marvel: Ultimate Alliance
Tony Hawk's Downhill Jam
Atari

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3
Atlus

Trauma Center: Second Opinion
Eletronic Arts

Madden NFL 07
Need for Speed: Carbon
Konami

Elebits
Midway

Blitz: The League
Nintendo

Excite Truck
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Wii Sports (incluído na versão americana, vendido separadamente na versão japonesa)
Wii Play (com um Wii-mote incluído)
Wii Fit
Sega

Super Monkey Ball: Banana Blitz
SNK

Metal Slug Anthology
Square Enix

Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors
Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
THQ

Avatar: The Last Airbender
Barnyard
Cars
SpongeBob SquarePants: Creature from the Krusty Krab
Ubisoft

Blazing Angels: Squadrons of WWII
Far Cry
GT Pro Series
Monster 4×4 World Circuit
Open Season
Rayman Raving Rabbids
Red Steel